Páginas

domingo, 4 de dezembro de 2011

E a vida continua...

Por.: Cynthia Siqueira Corrêa

Jesy, Belinha, Julie e Bob estão na casa da minha avó. Todos estão bem e finalmente no hábitat natural deles. Ai vão algumas fotos que eu tirei deles hoje.


Essa ai é a Jolie.


 O Bob.


A Belinha é a que está em pé, e quem está deitada é a Jesy.



 Pra falar a verdade, estamos achando que a Jesy é menino. Veja, ela não parece galinha!



 Jesy ou Jay? Eis a questão.

Obs.: Se a Jesy for menino mesmo, vamos chama-la de Jay.

Até outro dia.



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A difícil arte de cuidar

Você já imaginou como é cuidar de um filho?
Existem muitos cuidados que se deve tomar tanto na gestação quanto na hora de cuidar e educar.
Quando a mãe fuma o bebê pode apresentar problemas respiratórios e o leite não fica bom, pois perde gordura. Os componentes do cigarro podem gerar lesão na placenta, aumentando a chance de aborto natural ou de parto prematuro.
Durante a gestação é bom manter distância do álcool e quando a mãe for mexer com produtos de limpezas, evitar inalá-los e lavar bem as mãos após o uso.
É importante que durante a gravidez as futuras mães sejam acompanhadas por profissionais de saúde. Com os exames médicos realizados no pré-natal, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam a atingir a mãe e seu bebê.
Quando o bebê nasce são vários testes que deve fazer como: O teste do pezinho, teste olhinho, teste da orelhinha, teste do coraçãozinho, e muitos outros.
Depois disso vêm outras preocupações que começam com a “moleira”, as assaduras, o umbiguinho.
Após isso, começa os cuidados com a carteira de vacinação, a hora certa de oferecer outros alimentos, remédios, troca de frauda, visitas ao pediatra.
Para essas coisas há certo custo e o bebê precisa de alguns cuidados e atenção especial.
Muitos pais trabalham e tem certa dificuldade de encontrar uma pessoa de confiança pra deixar o filho.
No caso da gravidez na adolescência pode atrapalhar os estudos, pois a adolescente não está preparada para ter um filho e estudar ao mesmo tempo. Muitas começam a trabalhar  então o bebê fica com os avós.
É muito difícil estudar, cuidar e trabalhar então a mãe larga os estudos e o trabalho vira prioridade.
O bebê precisa de muita atenção, carinho e amor. Ele acorda de noite, chora toda hora, sente dor; quem cuida tem que ficar alerta, limpar, levar ao médico e precisa ter bastante tempo e dedicação, pois ainda precisa ensinar o que é certo e o que é errado.
Depois de um tempo as preocupações são a respeito de escolas.
Nesse trabalho tivemos que cuidar de um pintinho que representava um filho. Gostei um pouco da parte de cuidar e até criei amor pela Jesy. A parte ruim é que esse trabalho atrapalhou meu sono, tinha que estudar com ela piando na cabeça e ás vezes precisava parar para ver o que ela tinha. Sempre precisava colocar comida, água e limpar as bagunças dela.


Como cuidar da saúde de um bebê
                                                       








domingo, 20 de novembro de 2011

E assim foram os dias de Jesy conosco

JESY




Vamos sentir muitas saudades de você, de seus pios, suas atrapalhadas,
quando colocamos você para dormir e deu jeito de ser! 
Vamos ter você guardada em nossos corações.  

26º dia- O último dia de Jesy em nossas vidas

Jesy está bem tranquila, hoje seu dia foi naquela paz. Acordou pela manhã, piava muito, troquei sua ração. Hoje brincamos bastante.
Ela fez seus cocos, e se refrescou muito mesmo, sua vasilha de água foi trocada cinco vezes. Sua casa não está ficando muito suja,  nos primeiros dias ela fazia muito mais muito coco.
Cada barulho que ela faz eu vou ver o que está acontecendo, as vezes ela pode estar em apuros. Voou bem alto  e pulou em minha cama, no momento que estava solta no meu quarto.
Vai ser difícil a saída dela aqui de casa, criei um grande carinho por ela, é como se fosse da família. No começo  não gostei muito dela,  Jesy piava muito, com o tempo ela foi ganhando meu coração, com aquele jeito calmo e atrapalhado de ser.
Bom só sei dizer que sentirei muitas saudades dela, porém vou vê-la sempre por fotos, Jesy vai ficar no sítio de seus avós maternos, onde há um lugar proporcional á ela, creio que vai ficar com algumas amigas :D.

            































Gravidez na adolescência-parte 2 - Os riscos

A materrnidade na adolescência é sempre um 'terror' na vida das adolescentes.
As adolescentes são mais inseguras em relação aos cuidados básicos do bebê deixando a tarefa para a mãe- avó do bebê.
O corpo da adolescente também não esta pronto para gerar uma criança, alguns problemas como o tamanho da conformidade da pele, a elasticidade dos músculos uterinos dificultarão o desenvolvimento do feto. Filhos de mães adolescentes em geral nascem abaixo do peso ou prematuros, entre outros fatores que caraquiterizam a gestação na adolescência como um fator de risco.
Devido a mudança de seu corpo, a adolescente pode vir a ter problemas emocionais, escondendo a gravidez, e consequentemente levar a um aborto ou dificuldades na amamentação. Gestantes adolescentes são mais estressadas que gestante adultas.

As drogas e o adolescente

A adolescência é a fase em que o ser humano está mais frágil. Por isso, muitos são facilmente seduzidos pelas drogas. O resultado é que o tema já faz parte da rotina de muitas escolas. Uma pesquisa da Unesco mostrou que 10% dos alunos das escolas públicas do Brasil afirmam haver tráfico de drogas nas escolas.
Como a escola deve trabalhar?           
A escola deve investir na prevenção. Uma boa solução é ter programas de valorização de vida, que alertem os perigos das drogas. Manter um diálogo com os pais é importante, principalmente quando se detecta um possível envolvimento com droga.
O que a família pode fazer?
É importante evitar escândalos quando descobrir que o filho está envolvido em drogas, "Se o jovem contar que usou droga e a mãe ou o pai tiver um ataque, ele nunca mais conta nada", alerta a educadora. "Nessas horas, o mais importante é trabalhar a auto estima do adolescente", completa. 
Converse sempre com o seu filho, aproxime-se e mostre que as drogas não vão torná-lo uma pessoa mais legal e extrovertida (pelo contrário!). 


  

sábado, 19 de novembro de 2011

Dificuldades financeiras de cuidar de um bebê

As despesas de cuidar de um bebê são altas como: comprar fraldas, roupas, sapatos, consultas médicas e algumas vacinas. Cuidar de um ser dependente gasta muito dinheiro.
Na adolescência tudo é mais difícil, muitas famílias não aceitam a filha grávida e a coloca fora de casa, o pai não aparece e ela se encontra em um grande buraco, onde arrumarão dinheiro para as despesas que são altas? O trabalho muitas vezes não vai conseguir.
Já a família com renda salarial baixa também terá, dificuldades com os gastos que são altos. Cuidar de um bebê gera uma grande despesa.
PENSA, REFLITA E PREVINA-SE.   



     

25º dia- Antipenultimo dia com Jesy

Por: Wellington C. da Silva Junior (Juninho)

Amanhã será o último dia de Jesy comigo.
Bom hoje o seu dia, foi tranquilo e sem inovações. Ela acordou 08:00, porque sua ração havia acabado, e ficou em sua casa. Pela manhã Jesy andou um pouco na varanda.
Pela tarde, Jesy caminhou pelo quintal todo, comia matinhos e ciscava para lá e para cá. Construí um poleiro meio improvisado para ela hoje, é bem normal sem muitos detalhes.
Fez muito coco e voou bem alto, eu já me acostumei com isso. Haha.
Ao entardecer eu brinquei um pouco com ela, daqui alguns dias ela vai embora e eu nunca vou ve-lá, isso me deixa triste.
Agora ela pia muito mais logo logo ela dorme.




    

Casamento consanguíneo

Casamento consaguíneo é as relações de matrimônio entre pessoas com grau parentesco muito proxímo (pais com filhos, irmãos com irmãos e primos de primeiro e sugundo grau). Alguns sofrem preconceitos em certos casas e culturas.
Tipos de doenças: 
_ Anemia falciforme: Malformação das hemácias, que assumem uma forma semelhante a foice, causa deficiência de transporte do oxigênio. A expectativa de vida é de 42 e 48 anos na Europa Mediterrânea, Oriente Médio e regiões da Índia.
_ Fibrose cística: A área defeituosa é responsável pela alteração no transporte de íons (espécie química eletricamente carregada) pelas membranas das células que danificam o funcionamento das glândulas exócrinas Muitas pessoas com essa doença morrem jovens 35% dos norte-americanos morrem na idade adulta cerca de 28 anos.
-Mucopolissacaridoses: O enzima não consegue fazer seu processo adequadamente. Para alguns tipos de doenças já existem tratamentos com reposição da enzimas defeituosas.
O que fazer?
É importante que a mãe faça adequadamente o pré-natal desde o começo da gestação, pois o diagnóstico de algumas doenças pode ser feito nessa nova fase, manter uma alimentação saudável é importante também que se tenha um acompanhamento com um geneticista.
       
      
    










   Na novela "Passione" em 2010 abordou este tema dois primos se apaixonaram e decidem casar.

"Laranja Lima"

Laranja Lima
Padre Zezinho e Sônia Mara

A música aborda um tema polêmico: sexo antes do casamento.
"Laranja lima também é doce no momento,
mas logo após tem gosto amargo até demais.
Quando um casal apressa este sentimento,
o gosto amargo é da mulher que sofre mais! 
Neste trecho da música nos fala que no momento do sexo tudo é maravilhoso, só que algumas pessoas não pensam no que fazem e logo após vem um "peso". E quem mais sofre é a mulher pois é ela que carregará o bebê durante nove meses e também muitas vezes terá que sustentar o filho sozinha, pois o companheiro pode se afasta dela negando a paternidade do filho.

   
 Vídeo da música "Laranja Lima"                  

25º dia- Mudanças de planos

Por: Wellington C. da S. Junior (Juninho)

Havia postado que, na última sexta-feira Jesy não voltaria, aqui para casa, mas ocorreu mudanças de planos, e ela está aqui.
Quando vi Jesy pela manhã após um semana me espantei com seu tamanho, caraca parece que ela cresceu o dobro ou melhor o triplo.
Chegando em minha casa, Jesy ficou solta pelo quintal, com contato com a natureza, ela comia terra, a flor da minha avó (que quase me matou), corria e se alimentava.
Tive que deixa-lá um pouco em sua casa, que agora esta bem maior e confortável.
Hoje eu vi ela fazendo xixi pela primeira vez, ":O " nunca pensei que você em grande quantidade. Ela ficou na varanda onde pude dar atenção á ela.
Ao entardecer ela ficou em sua casa, bem tranquila e ainda está lá dormindo ou bem quieta.
É os últimos dias estão chegando :(.

 














quinta-feira, 17 de novembro de 2011

24° dia- Chegando ao fim

Por: Cynthia Siqueira Corrêa
Hoje Jesy ficou solta na varanda, brincando de correr, dormindo, passeando e comendo.
Ela está muito fofa e grande, já parece uma franguinha.
Quando eu estava limpando as sujeiras dela á tarde, ela subiu na minha perna, eu achei isso muito fofo, porque antes ela só ficava olhando para minha cara, quando eu estava saindo, e ficava piando.
Jesy está bem forte e esperta, não para mais na caixinha, pois sempre acha um jeito de sair.
Eu vi que ela fez um 'xixizinho' diferente hoje, parece uma “melequinha” ou uma gosma, não sei muito bem como descrever, mas imagino que seja normal, porque ela fez duas vezes e não estava piando de mais ou fazendo algo que demonstrasse que estava incomodada...
Amanha Jesy vai voltar para a casa do pai dela, vou sentir saudade... A cada vez que ela vem pra minha casa me apego mais com ela. Ela sempre faz companhia, mesmo quando não precisa, ela me faz sentir culpada toda vez que a deixo sozinha. É como se fosse um bichinho de estimação agora, que reconhece o dono e é carinhoso.
Ela se tornou muito especial pra mim. 






quarta-feira, 16 de novembro de 2011

23º dia - Últimas semanas

 Por: Cynthia Siqueira Corrêa

 Sábado de manhã, partimos em rumo à casa de minha avó. Era um dia ensolarado e muito bonito.
Jesy já está bem grande, então a pequena caixa de viagem já não serve mais para ela. Sabado foi bem divertido, nós brincamos e tomamos sol.
 Domingo estava chovendo e só no final da tarde que Jesy pôde sair para brincar um pouco e mesmo assim foi em uma área coberta, pois eu não queria deixa-lá tomar chuva.
 Segunda-feira conseguimos sair de casa, pois já não estava mais chovendo. Ela brincou na grama, no quintal e ficou comendo as cangiquinhas que meu avô tinha colocado para os passarinhos.
 Na terça-feira estava chovendo quase o dia todo. Quando chegamos na minha casa, estavam todos assistindo filme e nem deram bola pra coitadinha. Depois de tudo, ela foi para a casinha de dois andares dela e dormiu pelo resto do dia.
 Hoje não fizemos nada de especial porque eu tinha muita coisa para fazer como: arrumar a cozinha, limpar as sujeiras da Jesy, ir ao dentista, arrumar meu quarto, estudar, fazer tarefas e trabalhos, colocar as palavras restantes no dicionário, e finalmente: postar no blog. Então eu apenas coloquei comidinha, limpei e fiz um pouco de carimho nela, e claro tirei as fotos dela.
Jesy está muito grande e come e bebe de mais.
 No feriado eu gostaria de ter dormido mais, só que tinha que cuidar dela. Eu também queria sair , só que tinha que ficar com ela.




sábado, 12 de novembro de 2011

Viajem em Família

Jesy foi viajar com nossa família e só vamos voltar no dia 16-11

Até lá pessoal :D

19º dia- sobre o dia de ontem...(18º dia)

Por:Cynthia Siqueira Corrêa

Ontem foi um dia muito legal. Jesy adorou brincar na grama, na terra e na garagem. Ela gosta bastante de tomar banho de grama, mas quando fica sozinha no jardim e não vê ninguém, fica paradinha para não se perder. Jesy adora seguir as pessoas quando elas estão se afastando. Ela bicou uma flor e ficou toda suja de amarelo, apesar de já ser amarela.
Jesy está muito diferente. Ela está grande, com muitas penas já trocadas que estão marrom e também não está fazendo muita "sujeira".
Como brincou bastante de correr e outras coisas, se cansou e foi dormir bem cedo, antes das oito horas. Até que dormiu fácil.
Jesy vai passar o fim de semana e o feriado no sítio dos avós da mãe. Lá é muito legal, tem grama tem um espaço bem grande e é na natureza, só tem um simples detalhe...não tem internet. Por isso voltarei a escrever quando voltar de lá.


Obs:Não escrevi ontem porque estava sem internet.=D





quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ser pai...

 Por: Wellington C. da S. Junior (Juninho)

Com esse trabalho de Ciências pude perceber que o pai tem uma grande importância na vida dos filhos.
O pai deve sempre estar presente na vida deles seja na conquista ou na derrota, pois sua presença é de extrema importância. Ele serve de modelo de comportamento para os meninos e também permite que as meninas conheçam um pouco do universo masculino.
Mostram aos filhos um jeito correto de enfrentar a vida e seus obstáculos. Se o amor de mãe já é bom imagina isso em dobro (:.
Ele também serve de exemplo contribuindo para que as próximas gerações superem os preconceitos existentes em nossa sociedade.
Um pai participativo, atencioso e responsável transmite auto-estima a criança.  
"Pai não e somente aquele que põe o filho no mundo, pai é aquele que educa, que transmite a segurança da figura paterna, que faz o carinho e que corrige os erros para que não tornem vícios." (Luis Alves)     

     

17º dia- Última visita na casa do papai...

Por: Wellington C. da S. Junior (Juninho)

Hoje estou muito triste, amanhã Jesy vai embora e nunca mais vai voltar para minha casa. Isso me deixa muito chateado sabe, eu criei um sentimento muito forte com ela.
Mas voltando ao seu dia, hoje foi normal não teve nada de inovador. Como sempre ela se alimentou, bebeu sua água refrescante e fez seus cocos.
Aproveitei o máximo com ela, brincamos e até assistimos um filme "Premonição 05" que por sinal é muito da hora.
Depois disso ela ficou no quintal, ciscando e pulando igual uma louca.
Ao entardecer, troquei seus jornais, sua água e ração, agora está tudo limpo.
Jesy está bem quieta creio que nesse momento ela dorme.
Estou triste com sua volta para casa de sua mãe, mais sei que lá ela será muito bem tratada como aqui em casa.

Obs: Caraca a Jesy está muito grande, e também muito esperta e ligeira não para quieta um minuto.









































quarta-feira, 9 de novembro de 2011

16° dia- Naquela brisa...

Por: Wellington C. da S. Junior (Juninho)

Hoje o dia de Jesy foi tranquilo e normal.
Como sempre ela ficou solta pelo quintal, comeu sua saborosa ração e bebeu sua água bem refrescante.
Percebi que suas penas estão caindo muito, provavelmente isso é normal.
Ela ficou em cima das pernas de minha avó, isso foi engraçado porque sua bisavó ficou nervosa, pois estava com medo Jesy de fazer suas necessidades em sua roupa. Minha avó deu sorte, mas eu que fui o azarado pois estava sentado e Jesy sentou em cima de mim, tudo bem. De repente senti uma coisa meio sei lá o que escorrendo na minha roupa. Que raiva :@. Fui imediatamente trocar.
Hoje eu manerei na comida de Jesy, ela estava virando um bola, e seu papo estava inchado para caramba.
Ela voava e bicava seu próprio rabo que esquisito.
Agora sei como é difícil cuidar de um ser totalmente dependente de nossos cuidados.



terça-feira, 8 de novembro de 2011

15º dia- Um dia divertido com uma nova amiga

Por: Wellington C. da S. Junior (Juninho)

Hoje quando cheguei dos estudos, Jesy estava em sua casa, a primeira coisa que fiz foi solta-la pelo quintal sua casa estava meio suja então troquei os jornais e seus potes de água e ração.
Então estava tudo tranquilo, Jesy estava solta pelo quintal, voava, descobria novos lugares e acabava com as flores de minha avó eu estava no computador conversando com Samantha, conversa vai e vem, e de repente eu disse para ela vir aqui em casa para Jesy conhecer Linda (sua filha).
Não demorou muito e Linda estava aqui em casa, a primeira coisa que fizemos foi soltar Linda pelo quintal, Jesy  ficou estranhando ela mas logo logo elas se tornaram amigas.
Linda, é uma pintinha bem pequenina e muito bonitinha, perto de Jesy ela até desaparece. As duas ficaram soltas pelo quintal e juntas, elas se bicavam, tentavam voar e pegava bichinhos no chão. Linda foi embora e Jesy começou a piar bastante (sinto que ela gostou da pintinha).
Logo após Jesy fez uma nova descoberta, ela encontrou um beco em minha casa que eu nem sabia que existia, ela ficava entrando, saindo e pulando. Foi engraçado.
Hoje observei que ela gosta de música, estava no computador e ela no meu colo, e não parava de piar foi só eu colocar a música Where Them Girls que ela ficou bem quieta.
Agora ela está piando em sua casa, hoje o dia de Jesy foi muito divertido.


Linda sua nova amiga