Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

As drogas e o adolescente

A adolescência é a fase em que o ser humano está mais frágil. Por isso, muitos são facilmente seduzidos pelas drogas. O resultado é que o tema já faz parte da rotina de muitas escolas. Uma pesquisa da Unesco mostrou que 10% dos alunos das escolas públicas do Brasil afirmam haver tráfico de drogas nas escolas.
Como a escola deve trabalhar?           
A escola deve investir na prevenção. Uma boa solução é ter programas de valorização de vida, que alertem os perigos das drogas. Manter um diálogo com os pais é importante, principalmente quando se detecta um possível envolvimento com droga.
O que a família pode fazer?
É importante evitar escândalos quando descobrir que o filho está envolvido em drogas, "Se o jovem contar que usou droga e a mãe ou o pai tiver um ataque, ele nunca mais conta nada", alerta a educadora. "Nessas horas, o mais importante é trabalhar a auto estima do adolescente", completa. 
Converse sempre com o seu filho, aproxime-se e mostre que as drogas não vão torná-lo uma pessoa mais legal e extrovertida (pelo contrário!). 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário