Ela causa perda da imunidade progressiva resultando em infecções graves, tumores malignos e manifestações causadas pelo próprio vírus (HIV).
Em 1996 foi criado a Unaids um programa das Nações Unidas seu objetivo é criar soluções e ajudar as nações no combate à AIDS.
Ela pode ser adquirida das seguintes formas:
- Do uso de droga injetável onde se dividem as seringas com sangue contaminado;
- Relações sexuais sem preservativo;
- Por transfusão de sangue;
- Durante a gestação;
- Doação de órgãos e/ou sêmens infectados;
- Doação de órgãos e/ou sêmens infectados;
- Através da inseminação artificial;
- Através da exposição do material contaminado entre trabalhadores da área publica.
- Como se faz o diagnóstico?
- São realizados exames de sangue específicos para detecção do vírus ou de seus anticorpos.
O que se sente na AIDS, depois que se contamina?
A evolução da doença pode ser dividida em três fases:Fase 01:
Infecção aguda: surgem após algumas semanas após a contaminação, com febre, calafrios, dor de cabeça e garganta, dores musculares pelo corpo, ínguas e manchas na pele que desaparecem em alguns dias;
Fase 02:
Infecção sintomática: tem duração variável de meses a anos( é como se estivesse “mantendo” a doença fragilizando ao longo do tempo);
Fase 03:
Fase 03:
Final
Doença sintomática: manifestação mais grave, onde a pessoa vai perdendo a imunidade e vão surgindo doenças oportunistas e tumores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário